top of page

Sobre

 

​

Bibiana da Silva de Paula, ou, Bya de Paula,  é artista visual /sonora, nascida em Porto Alegre, Brasil. Atualmente mora em Basel, na Suíça e realiza seu PhD em Estudos de Mídia na universidade Humboldt de Berlin, na Alemanha. Em 2022 Bya finalizou seu mestrado em Ciências da Comunicação (Universidade Unisinos), de 2017 a 2019 cursou a especialização em Poéticas Visuais (Universidade Feevale) e em 2016 tornou-se bacharela em Jornalismo (Universidade Federal de Pelotas).

Sua prática científica/artística se desenvolve na confluência entre Mídia, Arte e Tecnologia, com ênfase em sonoridades, materialidades arqueológicas das mídias, gambiarras tecnológicas (práticas criativas de hacking de hardware) e mídias imaginárias.

Através de um laboratório técnico-poético de caráter especulativo, Bya conduz práticas experimentais que interrogam a persistência de dispositivos midiáticos obsoletos. Inicialmente voltada para a relação entre som e imagem, sua pesquisa atual aprofunda-se na Arqueologia das Mídias, explorando as composições geofísicas e minerais dos artefatos tecnológicos.

Essas investigações se desdobram em diversas linguagens artísticas, como gravura, vídeo, fotografia microscópica e instalação,  onde a eletrônica e as gambiarras funcionam como ferramentas para uma escavação criativa.

​

No centro de sua abordagem está a noção de "escuta geológica": uma prática expandida de escuta que se propõe a captar as camadas temporais inscritas nas materialidades tecnológicas, repensando criticamente os entrelaçamentos entre os tempos históricos, tecnológicos e sociais no contemporâneo.

​

 

​

sonora.png
bottom of page