top of page

Sobre

 

​

Bibiana da Silva de Paula, ou, Bya de Paula, é artista visual e sonora natural de Porto Alegre, RS / Brasil e atualmente vive e trabalha em Konstanz, Baden-Württemberg  / Alemanha. Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela universidade Unisinos, possui especialização em Poéticas Visuais pela Universidade Feevale e é bacharela em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas. 

​

A pesquisa e a prática artística de Bya de Paula se desenvolvem na interseção entre os campos da arte e da tecnologia, com foco na atmosfera de um laboratório técnico e poético especulativo. Inicialmente, esse laboratório se concentrava na interseção entre som e imagem de dispositivos de mídia obsoletos. Atualmente, após sua pesquisa de mestrado, seu laboratório se concentra mais profundamente no campo da Arqueologia da Mídia, no qual a artista explora as propriedades geofísicas/minerais dos componentes dessas mídias. Os experimentos realizados nesse contexto envolvem eletrônica e gambiarras, expandindo-se para diversas formas artísticas, como arte impressa, vídeo, fotografia microscópica e instalações.
Assim, além de propor novas formas de existência para mídias obsoletas, a pesquisa de Bya também introduz a ideia de "escuta geológica", uma abordagem conceitual e poética dedicada a "ouvir" essas materialidades midiático-arqueológicas de forma ampliada.
Essa forma de escuta busca obter um acesso mais profundo às temporalidades da mídia obsoleta que persistem em nossos tempos contemporâneos, oferecendo uma reflexão crítica sobre nosso tempo histórico, tecnológico e social.

​

 

​

​

​

 

​

sonora.png
bottom of page